terça-feira, 3 de junho de 2008

AMÉRICA

SCHNITZLER, Arthur. Original retirado da página do Projekt Gutenberg . Tradução de Guilherme da Silva Braga.

O navio aporta; ponho os pés no Novo Mundo...

A manhã cinza de outono encobre o mar e a terra; o mundo balança sob os meus pés; ainda sinto o movimento incansável das ondas... A cidade se ergue em meio à neblina... Ao meu lado, de olhos bem abertos, a multidão irrequieta se apressa. Eles não têm a impressão do estrangeiro; apenas da novidade. Escuto enquanto aqui e acolá alguém sussurra: “América” – como se quisesse convencer-se de que agora estamos mesmo aqui, tão longe!...

Estou sozinho na orla. Não é nesta nova América que eu penso, onde ainda tenho de exigir a felicidade que a pátria ficou me devendo – é numa outra.

Vejo o pequeno quartinho, vejo-o com tanta clareza que é como se eu tivesse saído de lá ontem, e não há muitos e muito anos. Sobre a mesa, o abajur verde; no canto, a poltrona bordada. Na parede estão penduradas gravuras; as imagens nadam na penumbra. Anna está comigo. Ela está aos meus pés, com os cachos apoiados no meu joelho; preciso me inclinar para ver seus olhos.

Nós paramos de conversar; a noite se adensa e a salinha está envolta em silêncio. Lá fora começa a chover; escutamos as gotas batendo na vidraça, lentas, pesadas. Anna sorri, e eu me inclino até seus lábios. Beijo-lhe a boca, a testa e os olhos, que ela fechou. Meus dedos brincam nos delicados fios dourados que se enroscam atrás de suas orelhas. Eu os afasto e beijo a pele doce e alva que ali se esconde. Anna abre os olhos e ri.

– Um lugar novo – cochicha ela, como estivesse surpresa.

Mantenho os lábios colados atrás de sua orelha. Então digo, com um sorriso:

– É, descobri um lugar novo!

Ela ri e diz, com um jeito de criança alegre:

– América!

Como aquilo foi engraçado! Que loucura, que bobagem! Vejo seu rosto diante de mim, lembro do olhar travesso de Anna quando seus lábios rubros gritaram:

– América!

Como nós rimos, e como me embriaguei no perfume que recendia daqueles cachos por sobre a nossa América...

E esse nome grandioso perdurou. De início nós sempre ríamos quando, em meio a beijos incontáveis, um deles pousava-lhe atrás da orelha; depois cochichávamos – logo não fazíamos mais do que pensar; mas aquilo nunca passava despercebido.

Ocorrem-me várias lembranças. Certa vez vimos um anúncio com um navio enorme e, ao chegar mais perto, lemos: “De Liverpool – a Nova York – de Bremen – a Nova York”... Começamos a rir em plena rua, e ela declarou em voz alta, mesmo com toda a gente ao redor:

– Escute, ainda hoje nós vamos para a América!

As pessoas olharam para ela meio surpresas; em especial um jovem de bigode loiro, que deu uma risada. Fiquei irritado e pensei: Ah, esse aí queria ir junto...

Em outra ocasião estávamos no teatro; não me lembro o que assistíamos, mas no palco alguém falava de Colombo. A peça era escrita em iambos, e agora acodem-me os versos: “– e então Colombo a ponte atravessou...”. Anna deu-me um leve cutucão no braço; olhei para ela e logo entendi seu olhar desdenhoso. Pobre Colombo... como se ele houvesse descoberto a verdadeira América! Terminada a apresentação, fomos tomar vinho em uma adega, onde falamos um bocado sobre aquele bom homem que tanto se gabara de sua pobre América. Na verdade, sentíamos pena dele. Por muito tempo fui incapaz de imaginá-lo senão como um homem de olhar triste, em pé na costa do Novo Mundo, usando uma improvável cartola e um sobretudo moderno, desiludido, balançando a cabeça. Uma vez nós dois desenhamos Colombo em uma mesa de mármore no café, acrescentando vários detalhes. Anna decidiu que ele deveria estar fumando um charuto; ademais, o grande explorador também carregava, nesse desenho, um guarda-chuva, e sua cartola estava amassada – é claro – por causa dos amotinados. E assim Colombo tornou-se, para nós, a figura humorística por excelência da história universal. Que loucura! Que bobagem!...

Agora estou no meio da cidade grande e fria. Estou na América falsa e sonho com a doçura e o perfume da minha América distante... Faz tanto tempo! Muitos, muitos anos. Uma dor, uma loucura toma conta de mim por eu ter perdido algo irrecuperável... Por eu não saber sequer para onde mandar notícias nem onde uma carta minha pudesse encontrá-la – por já não saber mais nada, absolutamente nada a respeito dela...

Meu caminho avança cidade adentro, e o carregador me segue. Detenho-me por um instante, fecho os olhos e, graças a uma ilusão fugaz dos sentidos, uma nuvem de perfume me envolve; o mesmo perfume que naquela noite soprou dos cachos de Anna, quando descobrimos a América...

6 comentários:

eugenia disse...

oi tudo bem? sou eugenia.
eu acho que esse tema é um pouco difícil para entender.

1. eu acho que tem relação entre os lugares e o tempo. eu acho que o tempo preveniu o fim do conto. por que o tempo é um pouco escuro.

2. eu acho que ela sentiu pobre sobre cristobal colombo. por quea america é já foi descoberta por ela. más cristobal colombo acredita que foi descoberta por si mesmo.

3. eu acho que o narrador da américa e de Anna é seu amante. não sei porque. más ele ficou ancioso sobre Anna. e ele falou sobre o aspecto da America

4.na verdade esse assunto, eu não entendi bem. eu acho que ele descobertiu america com anna (?)

5. eu acho que "amanha cinza de outono encobre o mar e a terra" é uma expressão muito legal. eu acho que esse signigica o outono vai chegar amanha. e eu tenia impressão outras frases no texto. eu quero contar mais na aula.

6. eu acho que eles são namorados. por que eu já ouvi que o conto é uma história sobre do amor. e eu podia saber dos frases amorosos deles.

7. como o jeito de descrição e associação de idéias. eu acho que isso é bem legal. muito bonito.

8. para namorar a distancia é um pouco dificil. mas tem mais aflitivo e pungente entre os dois.

eu tenho que reler mais um pouco para convesar na aula. então até amanhã

doce de coracao disse...

Oi gente eu sou kriss.
1.....Quartinho, teatro, adega,passeio.no próximas,América é distante.
2 eu acho que mais pobre do que colombo e á descoberta da américa..porque ele está com trite .~~terminda a apresentaçao.............~~~
3 para mim ,para narrador américa, um lugar novo , mas para anna.....américa como aquilo foi engraçdo, que loucura ,que bobagem.Como nós rimos ,e como me embriaguei no perfume que recendia daqueles cachos por sobre a nossa américa.
4eu acho que é na américa de geográfica.
5este conto com triste ,porque final falta anna.no texto .por eu não saber sequer para onde mandar notícia nem onde uma carta minha pudesse encontrá-la – por já não saber mais nada , abosolutamente nada a pespeito dela...........
6 namorado.porque no texto ele beijo –lhe boca ,a testa ,e os olhos ......
8Eu acho que namorado com internet estão dificil.Porque gente não podemos conversar,comer e caminhar e brincar em fact.Eles faltam felicidade para nomorado.É importante gente tenha outras amigana vida .Depois eles tém outra nomorada.portanto eu não gosto namorado com internet.

Yukari Eizuru disse...

1.Qual a relação entre os lugares descritos no conto e o tempo em que se passam?

No começo ele está no quartinho com Anna. E depois ele passea, vai ao teatro e a adega com ela. No final parece que passou algum tempo e ele está na América sozinho.

2. Que tipo de sentimento ele expressa em relação a Colombo e a descoberta da America? Por que?

Esta pergunta era difícil e não entendi muito, mas eu acho que eles estão desdenhando Colombo. Para eles Colombo se tornou uma figura humorística. Eu não entendi por que o casal fazem isso. Eles acham que a América deles é melhor do que a América verdadeira????

3. Para voce, o que é a América do narrador e de Anna?

A América para eles é a pele de atrás das orelhas de Anna. Ele beijou essa área pela primeira vez e era um lugar novo para eles.

4. Como voce interpreta o fato de o narrador, estando na América geográfica – a América de Colombo -, sentir falta da América que tinha descoberto em casa, com Anna.

No final já passou muitos anos desde que ele estivesse com Anna. Ele está na América mesmo sozinho pensando outra América que ele descobriu com Anna. Ele diz que cidade grande e fria, uma dor, uma loucura toma conta de mim por eu ter perdido algo irrecuperável...... Eu não sei direito o que acontceu ao relacionamento deles, mas eu acho que ele tinha a machucado ou tinha feito algo disagradável para ela. E ela terminou com ele. Ele se arrepende muito o que ele fez e está com muita saudade dela.

5. Como voce descreveria o tom predominante do conto América? Selecione pequenas passagens e use-as para justificar sua resposta.

Menos o final, o tom desta história é feliz e agradável. Como o professor nos explicou a palavra quartinho decreve a atmosfera feliz. Na primeira metade Anna fala como a criança e este também faz o conto alegre.

6. Como era o relacionamento entre o narrador e Anna? Como voce sabe?

Do início até meio desta história eles eram namorados por que eles se beijam na boca e se brincam.

7. Como a distancia e o tempo afetaram esse relacionamento?

No final do texto, já fez muito tempo e o homem fica sozinho. Parece que ele não sabe onde ela está agora. O tempo o separou dela. Ele está na América mesmo, mas ele chama América falsa por que verdadeira América para ele é Anna. Ele a chama minha América distante. Ele ainda a ama mas não tem jeito de comunicar com ela

8 Com a internet, muitas pessoas mantém relacionamentos amorosos a distancia. O que voce acha disso Escreva suas opiniões a respeito.

Hoje em dia, graças a internet, há bastantes jeitos de comunicação na distancia como e-mail e SKYPE. Mesmo que esteja no outro país, a gente pode conversar com família, amigo e namorado como se estivesse no mesmo país. Eu também falar com minha família através de SPYPE. E muito legal que é grátis. Eu quero agradeçer o avanço da tecnologia!!!
Mas eu também acho que as vezes um pouco difícil manter relacionamento só por computador por que fica mais fácil mentir ou dizer as coisa que voce não acha realmente. Eu uso a internet bastante, mas prefiro escrever ou encontrar em realidade.

Eric Maxime disse...

1) Qual a relação entre os lugares descritos no conto e o tempo em que se passam?
- O conto comenca com o presente mas ele está lembrando como ele chegava lá em América.
2) Leia com atenção o seguinte comentário do narrador:

Pobre Colombo... como se ele houvesse descoberto a verdadeira América! Terminada a apresentação, fomos tomar vinho em uma adega, onde falamos um bocado sobre aquele bom homem que tanto se gabara de sua pobre América.

Que tipo de sentimento ele expressa em relação a [Cristóvão] Colombo e à descoberta da América? Por quê?
- Ele disse do que se Colombo houvesse descoberto a verdadeira América, a América do narrador, Columbo havia estava não famoso...?
3) Para você, o que é a América do narrador e de Anna?
- O lugares atrás da orelha da Anna.
4) Como você interpreta o fato de o narrador, estando na América "geográfica" – a América de Colombo –, sentir falta da América que tinha descoberto em casa, com Anna?
- Ele não gosta isso América de Colombo. Ele tem saudade de América ele descrubou com Anna.
5) Como você descreveria o tom predominante do conto "América"? Selecione pequenas passagens e use-as para justificar sua resposta!
- Está triste.
“...onde ainda tenho de exigir a felicidade que a pátria ficou me devendo – é numa outra.”
“Estou na América falsa e sonho com a doçura e o perfume da minha América distante...”
6) Como era o relacionamento entre o narrador e Anna? Como você sabe?
- Ele beijou atrás da orelha e eles brincaram. Ele teve grande saudade para ela quando eles ficaram separados, então eu acho que eles são namorados.
7) Como a distância e o tempo afetaram esse relacionamento?
- Ele ficava com saudade e sinto forte para ela.
8) Com a internet, muitas pessoas mantém relacionamentos amorosos a distância. O que você acha disso? Escreva suas opiniões a respeito!
- Eu acho que relacionamentos amoros a distância são muito dificio mas podam vale a pena. As pessoas precisam um plano para fica junto em o futoro ou a distancia vai distuir o relacionamento.

Unknown disse...

1. ⇒ Primeiro ele fica no quartinho com Anna, e depois ele e Anna estão no teatro, a adega. Depois passa muito tempo triste para ele, ele está na América sem Anna.

2. ⇒ Cristóvão Colombo descobriu a América geográfica. E isso é uma descoberta muito importante na história. Mas ele acha que a América como assim não é importante. Para o narrador a América, ou seja, o lugar novo é atrás de orelha da Anna, significado o lugar muito doce com o amor maravilhos e aberto só para eles. Então ele acha que Cristóvão Colombo descobriu a América falsa.

3. ⇒ Para o narrador e Anna, o lugar atrás das orelhas da Anna é a América. Quando o narrador descobriu a lugar mais doce para eles, eles o nomearam a `América´.

4. ⇒ O narrador está abandonado com a Anna. (Ou ele está longe com a Anna)Antes eles namoraram felizmente. No quartinho muito doce e secreto, eles descobriram o lugar novo. Isso é o pele de atrás das orelhas da Anna. Então eles nomearam a “América” ao esse lugar novo. Mas depois eles separaram com a tristeza. Agora o narrador está na América geográfica. Normalmente essa América é dito a verdadeira América, mas para ele é a América falsa sem Anna. Na atualidade, o narrador lembra-se a história deles na América com a saudade.

5. ⇒ Esse conto tem o tom saudável e maravilhoso. O narrador lembra-se o tempo atrás com a Anna. Esse tempo foi muito feliz e agradável. Mas com a situação real, o sentimento dele aumenta. Acho que o escritor tenta de expressar a tristeza dele usando esse tipo da maneira. Fundamentalmente, a atmosfera do conto é saudável.

6. ⇒ O narrador e a Anna está separados ou ficam muitos longe. Na frase `Estou na América falsa e sonho com a docura e o perfume da minha América distante. Uma dor, uma loucura toma conta de mim por eu ter perdido algo irreuperável.´ é falado que a situação do narrador e da Anna é muito difícil para encontrar e namorar. Eles namoraram perto. No segundo paragráfo é falado muito bem. Eles querem fazer algumas coisas juntas e procurar o lugar aberto só para eles. O objetivo desse ato é para aumentar o amor.
7. ⇒ Eles sentem a distância muito por causa da distância entre eles. Então estáo com saudade e triste por que não podem sentir ele diretamente.

8. ⇒ Eu acho que namorar longe é muito difícil para continuar namorar. Hoje em dia pode comunicar bem usando a internet. Mas se o a confiança não seja tão forte para manter o amor, a relação pode ser quebrada facilmente. Eles têm que pensar sobre isso e respeitar um ao outro.

Linda Liu disse...

Olá, gente, sou Linda.

1) Qual a relação entre os lugares descritos no conto e o tempo em que se passam?
-------Lugares e tempos são assim,
Presente------ América, Quartinho
Muito anos passado--- Quartinho, rua, teatro, adega
O descrito de conto alternaou entre o passado e o presente por muitas vezes, e mostrou um conto integral para os leitores.

2) Leia com atenção o seguinte comentário do narrador:

Pobre Colombo... como se ele houvesse descoberto a verdadeira América! Terminada a apresentação, fomos tomar vinho em uma adega, onde falamos um bocado sobre aquele bom homem que tanto se gabara de sua pobre América.

Que tipo de sentimento ele expressa em relação a [Cristóvão] Colombo e à descoberta da América? Por quê?
----- No este momento, a América que Colombo descobertou não foi muito conhecido por a gente. Não é tudo mundo achou que a América é um lugar bom.

3) Para você, o que é a América do narrador e de Anna?
- O lugar atrás das orelhas da Anna é a América.

4) Como você interpreta o fato de o narrador, estando na América "geográfica" – a América de Colombo –, sentir falta da América que tinha descoberto em casa, com Anna?
----- Ele está na América mesmo sozinho, mas está pensando outra América que ele descobriu com Anna, na sua opinião, América sem Anna é América falsa.

5) Como você descreveria o tom predominante do conto "América"? Selecione pequenas passagens e use-as para justificar sua resposta!
-------- No presente está com triste, mas no passado não.
“...onde ainda tenho de exigir a felicidade que a pátria ficou me devendo – é numa outra.”
“Estou na América falsa e sonho com a doçura e o perfume da minha América distante...”

6) Como era o relacionamento entre o narrador e Anna? Como você sabe?
------Eu acho que eles são namorados.
Porque ele beijou atrás da orelha e eles brincaram. Ele não pude sentir feliz quando eles ficaram separados.
7) Como a distância e o tempo afetaram esse relacionamento?
------No final do texto, mostou que já fez muito tempo e o homem ficou sozinho. Parece que ele não sabe onde ela está agora. Ele está na América real, mas ele acha que é América falsa por que verdadeira América para ele é Anna, Ele a chama minha América distante.
8) Com a internet, muitas pessoas mantém relacionamentos amorosos a distância. O que você acha disso? Escreva suas opiniões a respeito!
------- Na minha opinião, os relacionamentos amorosos a distância são muito românticos, mas também não são estáveis, tralvez não possam perseverar por muito tempo.