quarta-feira, 28 de maio de 2008

O VINGADOR

In: TCHEKOV, Anton. O livro de bôlso dos contos humorísticos. Sem menção ao tradutor. Rio de Janeiro: Edições de ouro, 1966.

Logo depois de haver surpreendido sua mulher em flagrante, encontrava-se Fedor Fedorovich Sigaev na loja de armas de Schmuks e Cia., a escolher o revólver que melhor lhe pudesse servir. Seu rosto expressava ira, dor e decisão irrevogável.

“Bem sei o que devo fazer!”, pensava. “Quando os fundamentos de uma família são profanados, e a honra é arrastada pela lama e triunfa o vício... eu, como cidadão e como homem honrado, devo ser o vingador. Matarei primeiro a ela, depois ao amante e finalmente suicidar-me-ei”.

Não havia ainda escolhido o revólver e nem sequer assassinara alguém, mas na imaginação já se lhe apresentavam três cadáveres ensangüentados, de crânios triturados, os miolos a flutuarem... Barulho, ruído de curiosos e autópsia.

Possuído pela insensata alegria do homem ofendido, calculava o horror dos parentes e do público, a agonia da traidora e até lhe parecia poder ler em pensamento os artigos da primeira página, a comentarem a decomposição dos fundamentos da família.

O empregado da loja, tipo inquieto, afrancesado, de ventre pequeno e colete branco, apresentava-lhe os revólveres e juntando os calcanhares dizia, sorrindo respeitosamente:

– Eu aconselharia a Monsieur que levasse este magnífico modelo do sistema Smith & Wesson. É a última palavra na ciência das armas. Possui três propulsores e pode-se dispará-lo a uma distância de seiscentos passos. Chamo também a atenção de Monsieur para a limpeza do acabamento. Seu sistema é que está mais em moda. Vendemos diariamente dezenas deles, que são utilizados contra os bandidos, os lobos e os amantes. Seu tiro é preciso e forte, alcança distâncias enormes e mata, atravessando-os, a mulher e o amante. Quanto aos suicidas, Monsieur, não conheço, para eles, melhor sistema.

E o empregado, apertando e soltando o gatilho, soprando o cano e fingindo mirar, parecia próximo a afogar-se de puro entusiasmo. A julgar-se pela expressão extasiada de seu rosto, poder-se-ia pensar que ele mesmo, de boa vontade, pregaria um tiro na testa, se possuísse uma arma tão maravilhosa quanto aquela.

– E qual o preço? – perguntou Sigaev.

– Quarenta e cinco rublos, Monsieur.

– Hum! É muito caro, para mim.

– Neste caso, Monsieur, posso oferecer-lhe algo mais em conta. Aqui está. Tenha a bondade de examinar. Temos estoque variado e de todos os preços... Este, por exemplo, do sistema Lefrauché, que custa somente 18 rublos. Porém... – o empregado fez um muxoxo de pouco caso – é um sistema, Monsieur, demasiadamente antiquado. Quem o compra são os pobres de espírito e os psicopatas. Suicidar-se ou matar a própria mulher com um Lefauché é considerado atualmente de mau gosto. O bom-tom admite somente uma Smith & Wesson.

– Não necessito matar-me ou a alguém – mentiu, com acento sombrio, Sigaev. – Compro-o simplesmente para a minha casa de campo... Para assustar os ladrões.

– Não nos interessa o seu motivo –sorriu o empregado, baixando modestamente os olhos – Se, em cada caso, buscássemos as razões, já deveríamos ter fechado a loja. Para espantar os corvos, Monsieur, o Lefauché não serve, pois produz ruído um tanto surdo. Eu lhe proponho uma pistola Mortimer, das chamadas para duelos.

“E se eu o provocasse para um duelo?”, passou pela cabeça de Sigaev. “Porém... não... Seria honra demasiada. A essas bestas, devemos matá-las, como cachorros...”

O empregado, revoluteando graciosamente e em pequenos passos, sem deixar de sorrir e de conversar, apresentou-lhe todo o monte de revólveres. O Smith & Wesson era o de aspecto mais sólido e justiceiro. Sigaev tomou um destes nas mãos, fixou-o e quedou ensimesmado. A imaginação desenhava-o destroçando um crânio, o sangue a escorrer como um rio sobre o tapete e o assoalho, a traidora, moribunda, agitando um pé convulso... Para a alma indignada, aquilo era pouco. O quadro de sangue, os soluços e o estupor não o satisfaziam. Deveria pensar em algo mais terrível.

“Isto é o que farei”, pensou. “Matarei a ele e a mim em seguida, porém ela... deixaria viver. Que morra do arrependimento e do desprezo dos que a cercam! Para natureza tão nervosa quanto a sua, será martírio maior que a morte!”

Começou a imaginar o próprio funeral: ele, o ofendido, estendido no ataúde, com um sorriso bondoso nos lábios... Ela, pálida, torturada pelos remorsos, caminhando atrás do féretro, como uma Níobe, sem poder escapa aos olhares depreciativos e aniquiladores, lançados pela multidão indignada...

– Vejo, Monsieur, que lhe agrada o Smith & Wesson – comentou o empregado, interrompendo o devaneio – Se o acha muito caro, posso fazer uma redução de cinco rublos, embora tenhamos outros mais baratos.

A figurinha afrancesada girou graciosamente sobre os próprios tacões e alcançou na prateleira outra dúzia de estojos com revólveres.

– Aqui está outro, Monsieur. O preço, trinta rublos. Não é caro, se lembrarmos que o câmbio está baixo e que os direitos alfandegários sobem cada dia mais... Juro-lhe, Monsieur, que sou conservador, porém já começo a protestar! Imagine que o câmbio e a tarifa da alfândega são o motivo de que somente os ricos possam adquirir armas! Para os pobres nada mais resta que as armas de Tula, e os fósforos. E as armas de Tula são uma desgraça! Se alguém pretender disparar uma arma de Tula sobre a própria mulher, apenas consegue atingir a própria omoplata...

Repentinamente Sigaev entristeceu-se com a idéia de morrer e não contemplar os sofrimentos da traidora. A vingança unicamente é doce quando existe a possibilidade de ver e tocar seus frutos. Pois, que sentido encontraria em estar deitado no ataúde, se nada poderia perceber?!

“E se eu fizesse isto?... matá-lo, ir a seu enterro, ver tudo e depois me suicidar?... Sim. Porém... antes do enterro eu seria preso e me tirariam a arma... Bem... O que farei será matá-lo e deixar que ela viva. Eu... enquanto não decorra um certo tempo, não me matarei. Serei preso. Para suicidar-me, sempre terei ocasião. Estar preso será melhor, pois que ao prestar declarações, terei possibilidade de demonstrar, ante o poder e a sociedade, toda a baixeza do seu comportamento. Se eu morresse, ela, com seu caráter desavergonhado e embusteiro, jogaria a culpa sobre mim, e a sociedade acabaria por absolvê-la.... de outro lado, talvez caçoe de mim, se continuo a viver... Então....”

Um minuto depois, pensava:

“Se... Talvez me acusem de sentimentos mesquinhos se eu me matar... E, depois, para que suicidar-me? Isso em primeiro lugar. Em segundo... o suicídio é covardia. Então, o que farei será matá-lo, deixá-la viver e eu irei para o cárcere. Serei julgado e ela figurará como testemunha... Veremos seu sobressalto e vergonha, quando precisar enfrentar meu advogado! Por certo que as simpatias do tribunal, do público e da imprensa estarão ao meu lado!...”

Enquanto assim devaneava, o empregado continuava a expor a mercadoria e considerava de seu dever, entreter o comprador.

– Veja aqui, outros, ingleses, de sistema novo, que recebemos há pouco. Porém, previno-o, Monsieur, de que todos os sistemas empalidecem diante do Smith & Wesson. Por certo, terá lido, há poucos dias, acerca de um militar que comprara um Smith & Wesson em nossa casa, e que o usou contra o amante... E que imagina tenha acontecido? A bala atravessou primeiro o amante, alcançou, depois o abajur de bronze, em seguida o piano de cauda e deste, como uma carambola, matou um cachorro pequinês e roçou a esposa... As conseqüências foram brilhantes e honraram nossa firma. O militar está preso agora... Por certo o condenarão a trabalhos forçados!... Em primeiro lugar, porque temos leis muito antiquadas , em segundo, porque já se sabe que o tribunal sempre toma o partido do amante. Por quê? Muito simples, Monsieur. Porque também o jurado, os juízes, o procurador e o advogado de defesa se entendem com esposas alheias e mais tranqüilos estão quando sabem de um marido a menos na Rússia. A sociedade se encantaria, caso o Governo desterrasse todos os maridos para a ilha de Sajalin. Ah! Monsieur! Não pode o senhor imaginar a indignação que me desperta este desmoronar dos costumes morais contemporâneos!... Nestes tempos, cortejar mulheres alheias causa tanto prazer quanto filar cigarros os outros ou pedir livros emprestados! Cada ano que passa, o nosso comércio declina, porém não significa que haja menos amantes... Significa que os maridos reconciliam-se com a situação e temem os trabalhos forçados – e o empregado, olhando em torno de si, sussurrou:

– E quem é o responsável, Monsieur? O Governo!

“Acabar em Sajalin, por causa de um porco... não, não é razoável”, refletiu Sigaev. “Se me condenam aos trabalhos forçados, somente conseguirei dar à minha mulher a possibilidade de casar-se outra vez e de enganar também ao segundo marido. O lucro será todo dela! O que farei então será isto: deixá-la viver, não me matar e nem matar a ele... Devo imaginar algo mais prudente e sentimental. Castigá-los-ei com meu desprezo e encetarei escandaloso processo de divórcio...”

– Aqui está, Monsieur, um sistema novo – comentou o empregado, recolhendo de outra prateleira mais uma dúzia de revólveres. – Chamou-lhe a atenção para o mecanismo original do cão...

Porém, uma vez tomada aquela decisão, Sigaev não mais necessitava de revólver. Em compensação, o empregado, cada vez mais inspirado, não cessava de mostrar-lhe os artigos que tanto elogiava. O marido ofendido envergonhou-se de que, por sua causa, o sujeito estava trabalhando em vão, a entusiasmar-se e a perder tempo.

–Bem – balbuciou. – Será melhor que eu volte mais tarde ou mande alguém...

Conquanto não visse a expressão do rosto do empregado, compreendeu que, para suavizar a violência da situação, não havia outra saída que comprar algo. Porém, o que? Seus olhos percorreram as paredes da loja, em busca de uma coisa barata, e se detiveram numa rede de cor verde, pendurada junto à porta.

– E isso? Que é isso? – perguntou.

– É uma rede para caçar codornas.

– Qual o preço?

– Oito rublos.

– Pois pode mandar embrulhar.

O marido ofendido pagou os oito rublos, passou a mão na rede para levá-la e, cada vez mais ofendido, saiu da loja.

7 comentários:

eugenia disse...

oi sou eugenia. este projeto vai colocar no blog ne? eu leio 3 vezes. uma vez mais ou menos entendi. eu acho que e mais facil do que "mentira" por que na~o e' muito complicado. e o profesor disse que e' uma tema de vinganca.
eu podia saber que o homen finalmente desistiu a comprar revolveres.

1. o que desencadeia a historia contada em o vingador?
: eu acho que no primeiro o homem ten vontade de comprar o revolveres para matar sua mulher e amante. mas ele pensava muitas vezes durante o vendedor estava explicando os revolveres. e finalmente ele desistiu comprar-o
no primeiro ele decidiu que na~o matara' sua mulher. por que ele espera que ela morra do arrependimento e do desprezo dos que a cercam. e depois ele decidiu que na~o suicidar. e sera preso. por que se ele sera' preso, ele tera' possicilidade de demonstrar, ante o poder e a sociedade, toda a baixeza do seu comportamento. mas se ele morresse, ela, com seu cara'ter desavergonha, jogaria a culpa sobre mim. e ele acha que o suicidio e ' covardia. ele decidiu que sua mulher figurara' como testemunha. e ele queria que ela sinta vergonha ante adovogado dele. depois ele decidiu que na~o vai matar nimguem. por que todos va~o entender com esposas alheias. enta~o ela, sua mulher tera' oportunidade de enganar o segundo marido. por isso ele pensa que castiga-los-ei com seu desprezo e encetara' escandaloso processo de divorcio.

2. Como Sigaev, o marido, planeja lidar com o ocorrido?
eu na~o entendo perfeitamente a pergunta. mas eu acho que ele planeja a comprar a arma para matar todo.

3. Enquanto reflete, na loja de armas, os planos de Sigaez passam por varios estagios, descritos abaixo. Ordene-os de acordo com a evolucao de seus pensamentos no tezto.
matar a esposa e o amante e suicidar-se -> matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa. ->divorciar-se da esposa em um processo escandaloso . mas na~o acho que ele pensa que bater-se com o amante.

4. o que motiva cada uma dessas mudancas de ideia?
eu ja' comtentei as causas das mudancas no primeira pergunta.

5. qual e' a sua impressao a respeito dos comentarios do vendedor? apnte trechos que justifiquem a sua resposta.
: no primeiro pagina a ultima linea que inicia " veja aqui, outros~empalidecem diante do smith & wesson
durante eu estava leyendo este treocho eu acho que ele quer vender algumas coisas mas ele enfatiza continuamente smith & wesson. por isso eu acho que ele quer dizer que smith & wesson e' otimo do que todos. e outros trechos eu vou comentar na aula. por que muito longo para aditar aqui.

6. que tipo de historia e' o vingador? por que?
: no primeiro eu achava que e' uma tema que trata de vinganca. mas depois era engracado. por que ele mudava seu planejamento por varias causas. pretextos. e eu acho que esse tema trata de um pouco de raciocinio.

7. no seu pais, como e que o ciume, a traicao e a vinganca sa~o encarados pela sociedade? e quais sa~o as suas opinioes sobre os temas? escreva em breve relato a repeito!
: na minha sociedade as vingancas e' raro. mais a gente acha que a vinganca tem raza~o bastante. mas finalmente o matador tem que ser preso. eu acho que esse tema e' bom. por que finalmente na~o acontece nada. ninguem matou. e' bom final.

eu escrevi um pouco longe. por que as perguntas exigem a reposta bastante. eu tenia que escrever(T.T) obrigada por me ouvir~!

Linda Liu disse...

Bom dia, gente!
Já acabei ler o canto, eu também acho que este canto é melhor do que ”A mentira” , gostei muito da maneira como o author desenvolveu o conto e também gostei muito dos excelentes expressões mentais.Segue, tem meu respostas das perguntas.

1)O que desencadeia a história contada em O vingador?

★A história contada em O vingador foi desencadeida duma inscrição que um homem queria fazer uma vingança depois de ver sua mulher e amaente dela em flagrante. O jeito de vingança que ele escolheu é comprar o revólver para matar eles. O conto foi desenvolvido acordo com as mundanças dos jeitos que o homen pensava para vingança na loja de armas.

2)Como Sigaev, o marido, planeja lidar com o ocorrido?

★ O plano de vingança do homem ofendido é muito simple, no primeiro ele só planeja usar o revólver para acabar as três vidas. A unica idéia que ele pensava é vingança, mas a maneira de vingança foi mudada muitas vezes na sua cabeça.

3) Enquanto reflete, na loja de armas, os planos de Sigaev passam por vários estágios, descritos abaixo. Ordene-os de acordo com a evolução de seus pensamentos no texto:

C * Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa
D * Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso
A * Matar a esposa e o amante e suicidar-se
B * Bater-se com o amante em um duelo

4)O que motiva cada uma dessas mudanças de idéia? Descreva, em suas palavras, a evolução do raciocínio de Sigaev!

★Mudança 1: De” Matar a esposa e o amante e suicidar-se ” para “Bater-se com o amante em um duelo”
★Motivo 1 : O magnifico modelo do sistema Smith & Wesson que ele prefeire é muito caro para ele, e
o empregado propôs uma pstola Mortimer, das chamadas para duelos, então uma idéia passou na sua cabeça para accoonar um duelo.
★Minha opinão 1: Na fundo do seu coração, o homem não queria matar ninguém realmente, ele só perdeu natureza racional temporáriamente. Eu acho que qualquer pequino sugestão poderá mundar sua idéia.

★Mudança 2: De” Bater-se com o amante em um duelo” para “Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa”
★Motivo 2: Ele achou que ele seria honra demasiada se fazer um deulo, os traidores devem ser matados. E ele estava pensando que sua vinginça deveria ser mais terrível, ele pensou que deixa a mulher viver e depois morra do arrependimento e do desprezo dos que a cercam.
★Minha opinão 2: Na verdade, ele ama a mulher, ele não queria ela morrer, ele queria usar seu morte para deixar a mulher arrepender o que ela fez.

★Mudança 3: De” Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa” para “Divorciar-se da
esposa em um processo escandaloso”
★Motivo 3: Ele tive muito preocupações, por exemplo, como matar o amente, ir a seu enterro e depois conseguir se-suicidar? Será preso antes de se-suicidar, terá possbilidade de demonstrar ante o poder e a sociedade e outras preocupações.
★Minha opinão 3: Ele não tive coragem para se-suicidar, ele também não quis matar outra pessoa. Ele só foi indignado pelo o que a mulher e o amaente fezem. O tempo pode deixar ele calmar.

doce de coracao disse...

Oi sou kriss
1 ,Eu acho que ele disse dois tipos metiras,primero,tudo mundo falou ,tudo vezes falaram,n o tem pessoas acreditam.outra é melhor do que esse.outra mentira mais parece verdade.Se vocé quis mentir inverossímeis.N o pode falou mesma de primeiro tipo.
2 porque convincentes mais frequente,agente pode endendi mais facil.
3 Kornél conta-nos que tem dois tipos mentiras,uma verdade metirosa mentir parece verdade.pode chamar inverossímeis.e n o é parece verdade pode chamar verossímeis.
4Porque esse mentira quese verdade,por que n o tem outra pessoas sabem,só ele sabe.Se ele n o fala,esse fato ninguem sabe,portanto pode contada cole.
5 eu acho que sim.porque dificil.
6 7muito dificl ,esse conto aindo n o endendi muito bem, desculpa,
eu já morrel, eu já escreve 4 horas.professor,muito dificil
棍姐在此 2008-06-03 11:56:12
Oi eugenia,eu vou.kriss chegei.Eu também acho que mais facil do que
^mentira~~
1, Eu acho que o vingador contou o homen ofendido que surpreendido sua mulher em flagrante.ele quis comprar um revólver e matar sua mulher,amante e finalmente suicidar-me. Depois o empregado da loja aprensentou tipos de revólver e contou sobre o militar usou revólver contra o amante,finalmente sigaev n o qus matar alguém ,só castigá′-los com meu desprezo e encertarei escandalso processo de divórcio .
2,,,,Eu acho que primeiro sigaev quis comprar o revólver matou sua mulher , amante e finalmente suicidar-me.
3~~~~A,Matar a esposa em um processo escandaloso,B,bater-se com o amante em um duelo.C Matar o amante e suicidar-se. D ,Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso.
4~~~~primeiro mudan a de idéia.Porque ele sentiu matar amante dela e suicidar-me. para mulher dele t o nervoso,será martírio maior que a morte:Na próprio funeral,ela sem poder escapa aos olhares depreciativos e aniquiladores,lan ados pela multid o indignada.Segundo mudan a de idéia, porque o empregadocontou o conto sobre o militar usou revólver contra o amante.O militar eatá preso agora.Ele pensava, se ele condenou aos trabalhos for ado ,somente conseguirei dar á sua mulher a possibilidade de casar-se outra vez e de enganar também ao segundo marido .portanto ele mudan a de idéia.

5~~~~ Primeiro eu ler ,eu acho que ele é pessoa bom.Ele ajudou sigaev mudan a de idéia.mas n o é verdade.Agora eu acho que eleé tipo inqueto,afrancesado.Ele só quis vender um revólver para sigaev .Por exeplo,oempregado da loja ,tipo inqueito,afrancesado de ventre pequeno e colete branco,apresentava-lhe os revólver e juntando os calcanhares dizia.
Enguand assim devaneava, o empregado continuava a expor a mercadoira e considerava de seu dever,entretero comprador.
6...desculpa eu n o sei,eu quero olhar outras pessoas.hehehe
7...mesma eugenia idéia.n o quero escrever denovo.
opa eu quase morrel,meu deus,tema de casa,~~~~
棍姐在此 2008-06-03 13:07:16
Oi eugenia,eu vou.kriss chegei.Eu também acho que mais facil do que
^mentira~~
1, Eu acho que o vingador contou o homen ofendido que surpreendido sua mulher em flagrante.ele quis comprar um revólver e matar sua mulher,amante e finalmente suicidar-me. Depois o empregado da loja aprensentou tipos de revólver e contou sobre o militar usou revólver contra o amante,finalmente sigaev n o qus matar alguém ,só castigá′-los com meu desprezo e encertarei escandalso processo de divórcio .
2,,,,Eu acho que primeiro sigaev quis comprar o revólver matou sua mulher , amante e finalmente suicidar-me.
3~~~~A,Matar a esposa em um processo escandaloso,B,bater-se com o amante em um duelo.C Matar o amante e suicidar-se. D ,Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso.
4~~~~primeiro mudan a de idéia.Porque ele sentiu matar amante dela e suicidar-me. para mulher dele t o nervoso,será martírio maior que a morte:Na próprio funeral,ela sem poder escapa aos olhares depreciativos e aniquiladores,lan ados pela multid o indignada.Segundo mudan a de idéia, porque o empregadocontou o conto sobre o militar usou revólver contra o amante.O militar eatá preso agora.Ele pensava, se ele condenou aos trabalhos for ado ,somente conseguirei dar á sua mulher a possibilidade de casar-se outra vez e de enganar também ao segundo marido .portanto ele mudan a de idéia.

5~~~~ Primeiro eu ler ,eu acho que ele é pessoa bom.Ele ajudou sigaev mudan a de idéia.mas n o é verdade.Agora eu acho que eleé tipo inqueto,afrancesado.Ele só quis vender um revólver para sigaev .Por exeplo,oempregado da loja ,tipo inqueito,afrancesado de ventre pequeno e colete branco,apresentava-lhe os revólver e juntando os calcanhares dizia.
Enguand assim devaneava, o empregado continuava a expor a mercadoira e considerava de seu dever,entretero comprador.
6...desculpa eu n o sei,eu quero olhar outras pessoas.hehehe
7...mesma eugenia idéia.n o quero escrever denovo.
opa eu quase morrel,meu deus,tema de casa,~~~~
棍姐在此 2008-06-03 13:09:27
Oi 'kriss
1 ,Eu acho que ele disse dois tipos metiras,primero,tudo mundo falou ,tudo vezes falaram,n o tem pessoas acreditam.outra é melhor do que esse.outra mentira mais parece verdade.Se vocé quis mentir inverossímeis.N o pode falou mesma de primeiro tipo.
2 porque convincentes mais frequente,agente pode endendi mais facil.
3 Kornél conta-nos que tem dois tipos mentiras,uma verdade metirosa mentir parece verdade.pode chamar inverossímeis.e n o é parece verdade pode chamar verossímeis.
4Porque esse mentira quese verdade,por que n o tem outra pessoas sabem,só ele sabe.Se ele n o fala,esse fato ninguem sabe,portanto pode contada cole.
5 eu acho que sim.porque dificil.
6 7muito dificl ,esse conto aindo n o endendi muito bem, desculpa,
eu já morrel, eu já escreve 4 horas.professor,muito dificil

Eric Maxime disse...

Minhas respostas:

1) O que desencadeia a história contada em O vingador?
-Sigaev olhou mulher dele com outro homen.
2) Como Sigaev, o marido, planeja lidar com o ocorrido?
-Primarilamente, ele quis matar a mulher dele e amante e se suicidar.
3) Enquanto reflete, na loja de armas, os planos de Sigaev passam por vários estágios, descritos abaixo. Ordene-os de acordo com a evolução de seus pensamentos no texto:

a. Matar a esposa e o amante e suicidar-se
b. Bater-se com o amante em um duelo
c. Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa
d. Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso

4) O que motiva cada uma dessas mudanças de idéia? Descreva, em suas palavras, a evolução do raciocínio de Sigaev!
-O primeiro muda foi porque a arma melhor para mata a mulher dele e amante e se suicida foi muito caro para ele (dinhieros). A arma para duelo foi mais barato.
-O segundo muda foi porque Sigaev penou que um duelo é só para pessoas gentil e não para um cachorro mesmo o amante. Tambem, ele achou que é melhor se ele deixa sua mulher vivo porque ela vai sinto muito mal com dois homens morto.
-O tercerio muda foi porque a mulher ficaria com todos seus dinhiros e felis porque ele é morto ou em prisao. Ela pode pegar um outro homen e viva mais. Por isso, finalamente, Sigaev dicidiu divorcar ela.

5) Qual é a sua impressão a respeito dos comentários do vendedor? Aponte trechos que justifiquem a sua resposta!
-O vendedor é um pouco loco. Ele quis vender as armas para útils imoral. Para example, ele falou “Eu lhe proponho uma pistola Mortimer, das chamadas para duelos.”

6) Que tipo de história é O vingador? Por quê?
-Comedia porque o vendedor é engracado e os mudances de Sigaev é ridiculo.
7) No seu país, como é que o ciúme, a traição e a vingança são encarados pela sociedade?
-Normalmente pessoas não fiz violencia por isso. Eu acho que pessoas divorcam rapido.
E quais são as suas opiniões sobre os temas? Escreva um breve relato a respeito!
-Eu acho que Sigaev é um homen normal. Sei eu olhei minha mulher com um ourto homen eu estavaria muito brabo, mas depois eu calmaria e separar-se.

Yukari Eizuru disse...

Olá!
Sou Yukari.

1. No início o homen ia matar a mulher dele e o amante dela. Ele estava muito bravo e perdeu o controle do sentimento dele.Mas como ele fala com o vendedor, a idéia dele muda tres vezes. E no final ele desistiu assasinar eles e decudiu se separar com a mulher.
O vendedor não tinha a intensão de fazer ele desistir o plano de assasino, mas o que ele falou influenciou a idéia do homem.

2. Primeiro, ele ia matar a mulher e o amante dela usando o revólver. E depois ia se suicidar.

Segundo, planejou o duelo com o amante.

Terceiro, ia matar somente o amante
e se suicidar.

Quarto, ia matar o amante e não se suicidar.

Quinto, não matar ninguém e divórciar escandalosamente.

3. ①Matar o amante e a esposa e suicidar-se
②Bater-se com o amante em um duelo
③Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa
④Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso.

4.Matar a mulher e o amante com revólver.E se matar.Mas o arma é muito caro.


Um duelo com o amante.
Mas se o amante vencer, ele terá as honras.
        ↓
Matar somente o amante e se matar. Deixar a esposa viver.
Mas não verá o sofremento da esposa.
        ↓
Matar só o amante.
Mas ele seria preso e não queria ver a mulher aproveitar.
        ↓
Divórciar dela.

5. Cada vez o vendedor diz alguma coisa, a idéia do homem muda. O vendedor inconscientemente falou e mostrou vários armas, mas ele já percebia que o homem teria o plano de assasino. Parece que ele não se importa se o homem matar alguém, mas eu achei que o vendedor falou com o homem para mudar a idéia dele e prevenir o assasino.


6. Eu acho que é uma comédia.
No começo parece uma história de terror ou suspense, mas no final aconteceu nada. Eu também acho que o homem é uma pessoa boa.

7. No meu país.........
Muitas pessoas acham o ciume e a vingança são coisas feias. Mas, tem bastantes novelas, filmes e telenovelas que tratam essas coisas.
E no antigo Japão exstiu vingança official entre samurai se chama ADAUCHI. Se alguém matasse sua família ou seu chefe, foi adimitido assasinar essa pessoa. Mas esse costume foi proibido por lei no século 19.

Quando eu li este conto sozinha, não entendi muito e achei era a história horrível. Mas depois da explicação do professor, eu entendi e gostei desse conto

Unknown disse...

Oi!Sou Melissa. Eu entendi algumas coisas além dos detalhes nesse conto. Eu gostei esse conto por que esse tipo de conto me faz divertir por causa de ironia. Eu gostei muito, embora isso fosse difícil para mim.

1. O que desencadeia a história contada em O vingador?
⇒ o que desencadeia a história é o marido ter visto sua mulher com o amante.

2.
⇒ Ele planeja comprar o revólver para ser o vingador. Depois, ele mudou o seu pensamento muitas vezes. Enfim, ele comprou uma rede para caçar codornas não comprando o revólver para matar a esposa dele.

3.
1) Matar a esposa e o amante e suicidar-se.
2) Bater-se com o amante em um duelo
3) Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa.
4) Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso.

4.
1) Primeiro, ele pensa que quando a estrutura da família é destruida e a honra do homem é suja, ele, como cidadão, honrado deve fazer justiça. Mas, por que o revólver de Smith&Wesson é muito caro para ele. Então ele pediu para o vendedor outros conselhos sobre outras opções. E quando o vendedor oferece uma pistola para duelos, ele pensa em duelar com o traidor.

2) Guardando a esposa dele, ele decidiu que matar o amante, para ela sofrer mais e ser desprezada pela sociedade. Ele quer que a esposa dele sofre mais do que ele sofreu, magoou-se.

3) No final, ele concluiu que divorciar-se da esposa não matando ela. Matando o amante e suicidando-se e deixando a esposa viva, ela poderá casar e trair novamente o próximo marido. Então a melhor vingança deve ser o desprezo e um divórcio que deixe a sociedade contra ela.

5. Eu acho que ele mudou o pensamento dele justificando se mesmo. E a razão que ele mudou seu pensamento é lógico. Primeiro, eu só pensava que ele é o covarde. Mas no outro lado, ele pode ser uma pessoa mais inteligente não magoando se mesmo.

Eu acho que ele é um homem muito gentil de nascimento. Mas quando ele aconteceu a situação muito ruim e triste, ele perdeu sua compostura temporariamente. Então com a indignação, ele entrou na loja. E o vendedor mostrou muitas tipos de armas adequados na sua condição. Falando e descutindo com o vendedor, ele descobriu o que ele queria na verdade. E ele desistiu de matar sua esposa.

6. O vingador é uma comédia. Primeiro, as palavras e ambiemtes decrito do conto fazem me sentir terror. No final também tem o ambiente terror, mas a situação e o resultado me dão o riso.

7. Na Coréia a vingança como assim é muito raro. No filme ou outros tipos da mídia mostram os exemplos da vingança. Pessoas sentem triste e indignação quando acontecem a situação sobre traição. Então algumas vezes tentam de realizar a vingança. A sociedade também tem a piedade para a vítima. Mas quando ele comete a vingança quebrando o lei, sociedade pensa que ele é uma pessoa igual com o traidor. Então a ação dele também não pode ser perdoada.

Unknown disse...

Oi!Sou Melissa. Eu troquei um pouquinho para aceitar na gramática.Quero que vocês leiam mais, e sintam o que eu quis explicar.^^

1. O que desencadeia a história contada em O vingador?
⇒ o que desencadeia a história é o marido ter visto sua mulher com o amante.

2.
⇒ Ele planeja comprar o revólver para ser o vingador. Depois, ele muda o seu pensamento muitas vezes. Enfim, ele compra uma rede para caçar codornas não comprando o revólver para matar a esposa dele.

3.
1) Matar a esposa e o amante e suicidar-se.
2) Bater-se com o amante em um duelo
3) Matar o amante e suicidar-se, poupando a esposa.
4) Divorciar-se da esposa em um processo escandaloso.

4.
1) Primeiro, ele pensa que quando a estrutura da família é destruida e a honra do homem é suja, ele, como cidadão, honrado deve fazer justiça. Mas, o revólver de Smith&Wesson é muito caro para ele. Então o vendedor mostra as outras opcões de armas. E quando o vendedor oferece uma pistola para duelos, ele pensa em duelar com o traidor.

2) Preservando a esposa dele, ele decidiu matar o amante, para ela sofrer mais e ser desprezada pela sociedade. Ele quer que a esposa dele sofra mais do que ele sofreu e magoou-se.

3) No final, ele conclue que divorciar-se da esposa não matando ela. Matando o amante e suicidando-se e deixando a esposa viva, ela poderá casar e trair novamente o próximo marido. Então a melhor vingança deve ser o desprezo e um divórcio que deixe a sociedade contra ela.

5. Eu acho que ele mudou o pensamento dele justificando-se. E a razão que ele mudou seu pensamento é lógica. Primeiro, eu só pensava que ele é covarde. Mas por outro lado, ele pode ser uma pessoa mais inteligente não magoando a si mesmo.

Eu acho que ele é um homem muito gentil de nascimento. Mas quando ele viu a traiçõ da esposa, a situação muito ruim e triste, ele perdeu sua compostura temporariamente. Então com a indignação, ele entrou na loja. E o vendedor mostrou muitos tipos de armas adequados a sua condição. Falando e discutindo com o vendedor, ele descobriu o que ele queria na verdade. E ele desistiu de matar sua esposa.

6. O vingador é uma comédia. Primeiro, as palavras e ambientes decritos no conto fazem-me sentir terror. No final também tem o ambiente terror, mas a situação e o resultado

7. Na Coréia, a vingança como no conto é muito rara. No filme ou outros tipos de mídia mostram os exemplos da vingança. Pessoas sentem a tristeza e indignação quando acontecem a situação de traição. Então algumas vezes tentam realizar a vingança. A sociedade também tem a piedade para a vítima. Mas quando ela comete a vingança quebrando a lei, sociedade pensa que ela, a vítima é uma pessoa igual ao traidor. Então a ação dela também não pode ser perdoada.

Tchau! Beijo^^